Escuto diversas pessoas falarem que eu sou "corajoso" por ter feito essa viagem sozinho porém eu não enxergo dessa forma...
Digo isso pois coragem é preciso para outras coisas como ir a guerra, montar uma empresa ou formar uma família e não para passar as férias fazendo o que se gosta, pilotando uma moto pelas estradas. É claro que não estou minimizando as dificuldades que encontrei e também não recomendo que ninguém se lance em uma aventura desse porte, sem planejar e, quando falo em planejamento, elencarei alguns itens abaixo, entre tantos possíveis, importantes para quem pensa em um dia seguir os passos de motociclistas ávidos por conhecer terras distantes, como um dia eu me inspirei e comecei uma história que culmina na realização dessa viagem e, que, definitivamente espero que não seja a última pois ainda existe muito a conhecer e rodar por esse mundão afora...
Pinguim Corajoso...ehehehehe
Experiência : É necessária em tudo o que queremos fazer na vida. Quando se vai procurar um emprego é ela que aparece em destaque pois o empregador prefere alguém que venha pronto do que uma pessoa que tomará tempo em treinamentos. No caso da moto, ela acontece pelo tempo que se pilota, pelas cicatrizes no corpo e danos nas motos e pelo passo a passo, ou seja, começar com moto pequena e devagar ir subindo a cilindrada, bem como começar a viajar pertinho de casa, no fim de semana, depois no feriado para mais longe, tirar férias e fazer uma viagem interestadual, depois a primeira internacional, a segunda, cada vez mais distante, assim, aos poucos, se tornando apto a cada vez ir mais e mais longe!!!
Formação : É fundamental saber e dominar Geografia a fim de ter ideia de onde se irá transitar, usar uma bússola ou GPS, enfim se orientar no Globo, chegando ao destino e voltando para casa. História é importante a fim de entender a arquitetura das cidades, os heróis nacionais e a formação de um povo de determinada região, aproveitando muito mais a viagem, trocando informações com a população sobre detalhes locais. Línguas são imprescindíveis para a comunicação, seja ela para se alimentar, abrigar, abastecer e principalmente quando se precisa falar tecnicamente sobre problemas na moto e sem elas, até se faz uma viagem mas com muito mais dificuldade. Dominar um pouco das demais ciências também ajuda em uma viagem e claro, na vida. A dica é: ESTUDEM, sempre!!!
Auto-Controle : Adversidades surgirão como em vários momentos de nossa vida e é necessário resolvê-las com calma e racionalidade pois normalmente tudo termina da melhor maneira. É essa característica também que não permitirá que se faça nada irracionalmente como por exemplo trafegar sozinho, a noite, em uma região perigosa. O "medo", é que te segura a não fazer besteiras como a anteriormente citada mas com o controle da situação se aprende a dominá-lo e talvez seja isso que se confunda com "coragem".
Preparação : Sabendo o que irá se encontrar pelo caminho as chances de sucesso são infinitamente maiores então essa é uma das fases mais importantes da viagem portanto recomendo a pesquisa junto a pessoas que moram na região, que conhecem o trajeto, e, material jornalístico específico sobre cidades, estradas, clima, etc...o Técnico mais informado é aquele que vence a partida e o General mais preparado é aquele que ganha a batalha. A imagem romântica de subir na moto e sair sem destino, me parece que só dá certo no cinema e não na vida real, até porque eu nunca me lancei a uma viagem sem preparação. Internet é fundamental nesse caso.
Tranquilidade : Não é possível sair para encarar quilômetros até um destino longínquo deixando assuntos mal resolvidos para trás, portanto é estritamente necessário "arrumar a casa" antes da partida e manter isso durante a ida e a volta, então tenha certeza que assuntos profissionais, pessoais e familiares fiquem resolvidos e que eventualmente caso algo precise de você, que possa ser decidido e sanado de onde se encontrar naquele momento até mesmo com o plano de parar a viagem no meio para resolver a questão.
Companheirismo : Tanto com as pessoas que encontramos na estrada, cidades, postos de gasolina e hotéis como com quem ficou em casa, seja um familiar ou amigo lhe dando apoio logístico, é preciso dar coisas boas para receber melhores ainda em troca então a amizade é um dos melhores laços da vida já que é notável o prazer que se encontra nas pessoas que vibram e curtem conosco os desafios e as conquistas do dia a dia na estrada. Com a melhoria nas comunicações essas pessoas lhe acompanharão "on-time" fazendo a importante companhia que precisamos, principalmente se estamos viajando sozinhos.
E finalizando, com uma grande e inesperada coincidência, acabo de receber uma ligação de uma pessoa de voz experiente que me falou sobre essa "coragem" aí de cima e só me disse coisas boas, elogios, congratulações, incetivos, enfim, reconhecimento por eu ter terminado essa expedição!!!...ao final de nossa conversa, perguntei quem era, pensando ser alguém que não havia reconhecido a voz e era "apenas" um admirador desconhecido...João, de Itú-SP, suas palavras nunca sairão da minha cabeça pois sei que foram ditas do seu coração, do fundo da sua alma e espero em breve conhecê-lo pessoalmente...preciso mais do que isso para ser feliz???...digo realmente que não...Obrigado João, Obrigado Pessoal!!!
Amigão, esse teu exemplo serve para várias searas da vida.
Com certeza.
Parabéns pela missão cumprida.
Grande abraço.
Hermes - Floripa/SC
twitter.com/hermespugliese