Teste de Carga!!!

Posted: terça-feira, 17 de maio de 2011 by Adriano in
36

Clique na foto que ela fica bem maior e mais nítida

Taí a moto que voltou da oficina...Em uma semana (5 dias), foi feito tudo tranquilamente mas tomamos um "baile" dos faróis de milha e ficamos até tarde da noite de Sexta-Feira passada, tentando descobrir aonde estava o "rabo do gato", pois eles não ligavam nem com reza brava...era relé, falta de aterramento, cabo partido, botão com mal contato, etc. Fui até buscar comida e fizemos um lanche para não ter que sair de lá sem a moto, mas deu tudo certo. Agradecimento especial ao Wadinho, amigo antigo da minha família, que apareceu por lá sem querer e deu uma super força pra que a moto ficasse pronta!!!

Ontem a noite, embaixo de chuva forte, tirei a mesa de ping-pong do salão de jogos e, com bastante calma, montei a carga toda nela pra ver se cabe...e deu certo!!! No baú lateral esquerdo estão indo todas as ferramentas, lanternas, pilhas, câmaras de ar reservas, compressor, reparadores de pneu, 1 litro de óleo e peças sobressalentes. No baú lateral direito vão roupas, as que irei usar mais pro fim da viagem, para não mexer nele pelo menos nos 10 primeiros dias, pois ficará na moto trancado nas noites que dormirei em hotéis. Em cima, no bagageiro vão colchão inflável, barraca e saco de dormir (dentro de mala estanque) para eventuais acampamentos porém quando chegar na Califórnia, me livro de colchão e barraca e compro novos pois os meus não são práticos e estão velhos, então quero equipamento bem mais moderno para acampar nos EUA, onde a hospedagem se torna mais cara!!! O galão de combustível extra, para 10 litros, foi montado bem no eixo da moto e em cima do fim do quadro, onde vai aparafusado o bagageiro a fim da melhor distribuição do peso concentrado quando estiver cheio e ficará por ali durante a duração da viagem. Caso termine o combustível dos tanques, pretendo passar a gasolina do galão, com uma mangueira comprida, já que o fundo do mesmo, encontra-se acima dos bocais de abastecimento. Com 32 litros tenho autonomia para pouco mais de 500 kms!!! No banco, mais próximo de mim vai mais uma mala de roupas (com meu netbook), que pretendo utilizar no inicio da viagem. Serão roupas velhas, furadas e manchadas que ainda tenho e guardei especialmente para esta ocasião, e que pretendo usar e ir descartando pelo caminho, aliviando assim, a bagagem!!! Está tudo preso com elásticos e redes e por cima vai o meu "packsafe homemade", o qual copiei de uma foto da internet e funciona perfeitamente. Completa o conjunto, mala de tanque, que prendi com esses elásticos verdes e almofada Air Hawk. Para facilitar o transporte da bagagem ao apartamento, quando chegar a um hotel (ou aduana), estaciono a moto em local seguro (só hotéis com estacionamento interno), tiro GPS, coloco dentro da mala de tanque, retiro-a da moto, junto com a mala de roupas que é mochila, coloco-a nas costas, numa mão a mala de tanque e na outra o capacete. Fecho a rede de aço com a almofada pra dentro e vou pro apartamento. Se eventualmente alguém resolver mexer na moto pra roubar algo, não irá levar nada de valor e sim atrapalhar minha viagem!!!


Clique na foto que ela fica bem maior e mais nítida

Já testei também e é facílimo levar um par de pneus por cima de toda essa carga...ainda sobram as duas tampas dos baús de alumínio que estão vazias mas a idéia é ir diminuindo e não agregando carga, portanto, acredito que permaneçam assim. Eu não estou é vendo um lugar pra colocar minha calça e jaqueta extra, então, repensarei se as levo ou não. Na véspera da partida, vou no mecânico com a moto carregada para ele calibrar pneus e regular a corrente.

No mais, contando o tempo somente, ansioso demais!!! A partir de hoje são 15 dias...Continuo por aqui fazendo de tudo um pouco...até trabalhando...eheheheh...vejo vocês!!!

36 comentários:

  1. Ed Cotait says:

    Ficou chic demais!
    Show de bola!
    Tá chegando a hora, heim!

    Abraços!

  1. Ajustou o set-up de suspensão pra todo esse peso mais o seu peso ? No mais ta show de bola a moto toda montada ! Boa viagem, tenho absoluta certeza que vc vai e volta com tranquilidade, pq vc pensou em tudo !!! Bon Voyage !!!

  1. Evanio says:

    Parabéns Adriano, está show de bola. Estarei aqui na garupa.

    A propósito, fale mais sobre o compressor que está levando.

    abs

    Evanio

  1. Adriano says:

    Valew pooooovo!!! Vcs, como sempre, juntos!!!

    Ed...tá chegando a "nossa" hora...cada um prum lado!!!...eheheheh. Wado, se precisar, na estrada mesmo, eu sentindo algo diferente ajusto a suspa!!! Evanio, o compressor não tem nada de especial...desse que a gente compra no Carrefour por 50 reais...só fiz uma adaptação...tirei o plug do acendedor de cigarros e coloquei duas garrinhas pra ligar na bateria!!!

  1. jd_cd says:

    Estou torcendo por você parceiro !!!
    Tenha certeza da corrente positiva que vai te acompanhar por toda esta aventura !!!
    Boa sorte, boa viagem !!!
    Abraço !!!

  1. Marcio says:

    Adriano, isto aí que vc fez foi exatamente o que fiz na minha viagem pra Ushuaia (deixar os baús lacrados e deixar a mala de roupas sobre o banco), e funciona muito bem mesmo. A cada parada, ou etapa de descanso, vc vai trocando a roupa, comprando tbm, e passando de uma mala pra outra. Agora a tampa destes baús laterais aí (De que marca são estas suas malas laterais?) são para colocar mais coisa em cima, véio! O céu é o limite! Eu levei uns sacos à prova d'água pequenos da Touratech guardados, e fui "enchendo" na volta, e amarrando aí neste lugar. Roupa suja, capa de chuva e sapatos tomam muito espaço. E vc que pensa que a bagagem diminui, vai é aumentar! Parece que incha! hehehe... Agora levar outro par de calça e jaqueta realmente é muito volume. Eu levei apenas uma calça reserva pra Ushuaia, a jaqueta foi a mesma. No calor usava a calça mais leve (jeans com proteção), e no frio a de cordura. Não esquece que lá é verão, mas aqui é inverno... Vc vai pegar as duas coisas... No Alaska então, é inverno direto...
    Vc não pensou em levar outro kit de transmissão reserva? Nem mesmo uma corrente? Talvez seja interessante e valha a pena. Só uma opinião.
    No mais, parabéns, a moto ficou show, vc checou tudo, com certeza fará uma linda viagem, e tudo correrá bem. Fique tranquilo! Vou estar te seguindo tbm. Abçs! Marcio A. Roberto - Campo Grande/MS

  1. Beto Adv says:

    Pelo visto não esqueceu de nada, preparação show de bola!Tâmo junto parceiro. Abx.

  1. djan says:

    E NOIS...BORA AI..ESTAMOS AQUI ...URUBSERVANDO..
    BJS DJAN

  1. Adriano says:

    Legal ver o pessoal lendo o blog e comentando...Fico feliz, agradeço o interesse e reforço o convite pra acompanharem a jornada!!!

    Márcio, lembre-se que jogarei roupas usadas fora, nos hotéis...aí a bagagem vai diminuindo e eu até guardo sacos estanque caso precise na volta!!! Relação não vou levar pois tá com uma novinha em folha e vou comprar outra lá quando chegar, junto com disco de freio que já tá precisando, além de umas "perfumarias" tipo acessórios..vamos ver. Acho q vc "matou"...vou levar duas calças e uma jaqueta só pois certeza de comprar outra lá...até capacete eu tô a fim de comprar outro e trazer o meu na bagagem de volta!!!

    Abração!!!

  1. Unknown says:

    Grande Adriano! Perfeito amigo. Tudo bem planejado e bem montado. Amigo, não esqueça de verificar se a colocaçao das ferramentas todas de um lado (pesadas) e as roupas (leves) para o outro nao vao deixar a moto desiquilibrada. Voce andou com ela assim pra ver? Seria legal em reta de asfalto. Digo isso porque na minha quando fiz isso ela ficou desiquilibrada e me obrigou a colocar um pouco das peças e ferramentas para cada lado. Outra dica é verificar se o peso dela (Centro de gravidade) nao ficou alto. Voce falou que a gasolina (10 l) ficaram acima da linha do tanque (é isso?) Outra dica que acho legal é deixar uma lanterna, uma faca e chave de fenda e philips a mao, em local de fácil acesso. Nao esqueça também de levar aquelas "lingua de sogra"que servem para vários quebra galhos. Também gosto de levar reserva de comida e água para emergencia principalmente para cruzar desertos.
    Apenas dicas amigo, afinal voce é mais rodado que eu, rsrsrs.
    Boa sorte e estamos juntos nessa. Nao vejo a hora da sua partida pra ir acompnhando a viagem, separa um lugarzinho aí pra mim na bagagem.
    Vantuir
    www.onomade.net

  1. Adriano says:

    Vantuir...dicas importantes...não são ferramentas pesadas demais não mas mesmo assim vou olhar, agora!!! O galão de gasolina eu já testei com água, numa viagem a Parati e funciona não ficando com centro de gravidade alto...lanterna e canivete suiço grande (tem fenda e philips) na mala de tanque. Não sei o que é essa "língua de sogra", explica aí. Água sempre a mão e barras de cereal são os mais fáceis pra emergências!!! E na garupa ainda tem uma arquibancada pra caberem todos vcs!!! Grande Abrax e na volta vou comprar seu DVD!!!

  1. Ren@to says:

    Show, Adriano!!! Tá chegando a hora, hein?!?!?
    Muito legal a arrumação que você fez, ficou perfeito. Estamos aqui te acompanhando e contando os dias para a partida....vai fundo, véio!!!
    Abrasss

  1. Irmão,
    Outra coisa, não esquece de ajustar, além de corrente e calibragem do pneu, o facho do farol com a moto carregada. Pra vc poder ter o melhor aproveitamento do farol - q vc disse q não é muito bom.
    Grande Abraço e estamos por aqui, na contgem regressiva.
    F.

  1. Valdemir says:

    Vai que a estrada é sua Adriano, vou acompanhar seu blog todos os dias...

    Um grande Abraço

  1. Adriano, só de ver seus preparativos,o bichinho das grandes viagens já começa a coçar...
    O que mais curto nessas viagens que fazemos é que elas começam bem antes do dia da partida.
    Tenha certeza que com esse blog o Sr estará sendo responsavel por vários outros "loucos" que virão a fazer uma viagem dessas, sendo que antes nunca cogitaram realizar uma dessas. Te conhecendo um pouco, sei que esse é um dos seus objetivos e tenho certeza que cumprirá com destreza.
    Vi que vc já está com tudo no esquema e com certeza essa viagem será um sucesso.
    Abraços
    Leandro

  1. Fabiano says:

    Como dizia meu tio, "Uma das melhores partes da pescaria é esperar por ela"...Boa sorte.

  1. says:

    Acho q a tal lingua de sogra são os enforca gatos, formalmente as abraçadeiras plásticas rs
    Te desejo sorte, que a gente só leia boas notícias aqui, estaremos esperando os relatos dessa sua grande viagem. No mais, é só dar uma volta com a moto assim pra fazer ajustes finais mesmo. Abraços

  1. Boa sorte Adriano, porque o resto vc já tem sob controle
    Abs Binho

  1. Beleza Adriano.
    Também estou com o Márcio, é uma boa levar uma corrente de reserva, nem que seja a usada que vc retirou da motoca, sei que não vai de XT 660, mas é melhor prevenir.
    Vamos acompanhando...

  1. marcelo says:

    Rapaz sobrou lugar pra vc na moto???
    é isso ai ta chegando o dia!!!

  1. Adriano says:

    Nunca vi um negócio ter tantos nomes...língua de sogra, enforca gato, fita hellerman, tire-up, abraçadeira de nylon, e por aí vai...já tenho um pacotinho destas na mala!!! Márcio e Nelson, veja como é realmente bom esse debate...o Vantuir mandou eu balancear as malas e percebi realmente que um lado esta um pouco mais pesado que o outro, então, corrente, coroa e pinhão, que eu não iria levar, vão pra outra mala "só pra balancear"...fica faltando só o link que eu ainda não tenho, mas compro pelo caminho...

    Valeeeeeew galera...vão dando palpite mesmo q eu não os escute....kkkkkkkkk

  1. Acho desnecessária a corrente reserva. Se você estivesse de XT eu pensaria diferente... mas...

    Lembre-se de ajustar a corrente com a bagagem e o seu peso. Não faça o mesmo que eu, que ajustei sem considerar meu peso e da garupa. Deu no que deu.

    E esqueça a jaqueta reserva!!! kkk

  1. Adriano says:

    Que água Jeff???...se for do radiador, tá em dia, se for de beber é lógico que vou levar, tem até um espaço pra ela no meio da carga...aproveitando...estou levando combustível e tem um espacinho do lado oposto ao da água, no bagageiro...será q vale a pena levar um daqueles extintores baixinhos e gordinhos???...mais por segurança mesmo do q por exigências da lei dos países...

  1. Feliciano says:

    Boa sorte veio!
    Vai com Deus.
    Ficamos por aqui na torcida.

    Feliciano

  1. Cara... pé na estrada e boa sorte .. junho é vc no caminho do alaska
    jorjão Rj

  1. Boa sorte!!!
    Só aguardando a largada para podermos curtir juntos sua viagem...
    Se a jaqueta e calça do início de viagem forem novas, não levaria extra. E caso não sejam novas, e como vc vai descartar parte da roupa pelo caminho, compraria novas no Tio Sam.
    Sugiro viajar com segunda pele e caso necessário, ai sim, levar um segundo conjunto. É menor, mais fácil de acondicionar e será bem mais útil.

    Grande abraço.

  1. Unknown says:

    Sem extintor e sem jaqueta reserva Adriano. Deixa o extintor e leva um rosário.
    É lingua de sogra é igual a enforca gato ou cinta plástica.

  1. Adriano,
    Não sei tua religião, mas faça uma oração, prece, medite, invoque teus anjos da guarda e pé na estrada !!!
    Ah !!! O compressor é pra Boneca inflável, certo ??? Ops..... (só pra descontrair !!!)

  1. Emmanuel says:

    estamos acompanhando td, poste cada detalhe, que servira pra minha viagem ao chile

  1. Unknown says:

    Cara, só esses preparativos ja são emocionantes, então imagina a viagem!
    Que tudo seja ótimo nela, estarei acompanhando o teu blog. Abraço!

  1. Pousada says:

    Boa viagem, filho. Já estou ficando com estenose anal mas, já que esta é sua obstinação, que Deus o abençoe e proteja.
    Karel

  1. Adriano says:

    Véio, eu nem quero saber q doença é essa aí pois coisa boa não deve ser....kkkkkkkkkkkk

    Galera, valew pela força...faltam só 11 dias pra "largada" e os preparativos se acumulam agora na reta final!!! Moto já devidamente adesivada...logo posto foto dela!!! Abrax a todos!!!

  1. Barrett says:

    Reta final...mente! Agora é contagem regressiva mesmo... Informação inútil ou útil, não sei: Vc falou em galão de 10 litros, densidade da gasolina aprox 0,75, então cheio pesa + ou - 7,5 kg... mais leve que a água que vc testou. Tambem tinha pensado na distribuição de peso quando vi a descrição das ferramentas... então, monta, vira a chave, dá partida e vai pro Alaska!
    Boa viagem Adriano!

  1. Adriano says:

    Reta final!
    Todo mundo ansioso junto com você!
    Tudo de bom e uma ótima viagem pra você, estarei acompanhando o blog.
    Abraço,
    Adriano.

  1. RAMIRO says:

    Parcero muito bom el blog, apoyandote el en viaje, buenas rutas

    Abrcos...