Dia 16 - Panama City-PANAMA a Santiago-PANAMA - 309 kms

Posted: quinta-feira, 16 de junho de 2011 by Adriano in
27

Costumo sempre contar o dia que estou mas preciso falar sobre o fim do dia de ontem : O vôo deu uma bela atrasada de 2 horas e saímos as 22:00 pra chegar 23:30 no Aeroporto de Tocumén em Panama, capital do país com o mesmo nome. Eu sobrevivi ao "caminhão do céu" apesar de ter viajado literalmente como CARGA, uma vez que tinha um assento na cabine mas claaaaaro que a veterinária do cavalo foi nele e sobrou o de trás pra mim...alguém já experimentou decolar, olhando pra cauda do avião??? Na hora do empuxo da turbina, você só fica no banco porque tá amarrado pelo cinto. Fora o tempo que ele demorou pra taxiar e eu não tinha como olhar pra fora...achei que estávamos indo por terra mesmo!!! Quando chegamos eu dei graças a DEUS por ter pousado em segurança pois dava pra escutar os contatores ou relés do avião, funcionando (ainda bem) e quando eles "batiam", a luz piscava, além de vários barulhos esquisitos como estalos, um frio danado e tenho a impressão que a cabine não era pressurizada...parece que o avião é mais velho um pouquinho do que eu falei...1975, um ano mais novo que eu...kkkkkkk. Até agora o treco mais emocionante da viagem!!! Bom, chegamos, a moto foi a primeira a sair pois estava bem na porta e depois foi o cavalo, conforme fotos e depois saiu muuuuuuuita coisa e vou falar que se eu tivesse visto tudo que tinha entrado, não teria ido não!!! Conversei um pouco com a veterinária que se chama Carolina (olha a coincidência) e com o pessoal da tripulação e dei adesivo pra todos...infelizmente foi um dia sem despedidas devido a correria de tudo, portanto peço desculpa aos novos amigos, inclusive os da Air Cargo Pack, já que não deu pra nos despedir mas é bem provável que nos vejamos novamente...Grande Abraço a todos!!! Peraí que não terminou o dia não...um gordinho da SABOSA, empresa responsável pela operação no Panamá, pegou uma VAN velha que não fechava a porta e foi me levar pra migração lá no aeroporto, bem longe do terminal de cargas...nunca andei tanto em pista de aeroporto quanto ontem (também em Bogotá) e ao fazer todo o processo dentro do Aeroporto, passando por vários lugares vazios, um monte de funcionário sonado e mal educado me atendendo mas foi só falar que ia de moto ao Alaska já mudou tudo e começou um papo informal com muitas risadas. Taxi que custou 5 dólares e hotel vagabundo de 40 dólares, sem Wi-Fi nem café da manhã, banho frio e recepcionista mal-criado!!!

Olha que meeeeda!!! E o cara ainda falou pra eu não mexer naquela alavanca!!!


Cabine do cargueiro com Comandante Carlos no volante!!!


Moto sendo descarregada do avião com uma plataforma hidráulica bem legal


Cavalo sendo descarregado com um cara e a veterinária segurando...o bicho tava braaavo!!!

Agora começa o dia de hoje, nem tão interessante assim mas importantíssimo pois é ele que marca o início da "Segunda Fase" da viagem já que eu a dividi em 4 fases sendo 3 na ida e 1 na volta. A primeira foi de Ilhabela a Bogotá e cumprida com uns 2 dias de atraso mas sem problema algum pois isso já era previsto. A segunda é esta que está se iniciando hoje e vai até a fronteira México/EUA. A terceira será a chegada a Prudhoe Bay, ou a Fairbanks se eu abortar esse último trecho por algum motivo. E a quarta fase é a volta, sem muito compromisso, passeando, talvez encontrando com pessoas queridas, que venham de avião do Brasil, na Flórida e depois embarcando a moto para Caracas ou até mesmo Bogotá, evitando México e América Central e voltando o finalzinho, rodando até a Ilha!!!

Acordei mais tarde que os outros dias, 7:30, banho frio pra acordar e pelo menos uma notícia boa...transporte grátis em van com ar condicionado ao aeroporto...e lá eu consegui comer já que não havia comido NADA desde o almoço de ontem. tem gente que pediu pra botar preços então, gastei 4,85 dolares num queijo quente e café com leite e garanto que era o treco mais barato do cardápio pois já tô começando a economizar bem, claro que sem passar fome ou vontade (estou num hotel de 34 dólares). Peguei um taxi a 5 dolares no terminal de passageiros e fui a SABOSA, no terminal de cargas, pegar a moto e depois de 3 carimbos e fumigación (passar um spray nas rodas da moto) a 5 dolares, sai com a moto e ENCHI o tanque com 18 dolares...ehehehehe...no Brasil seria mais de 60 reais. Uma água de 1 litro custa 1,70 dólares, mais caro que refrigerante.

Consegui largar o aeroporto pra trás perto das 11 horas e já sabia que hoje não ia render nada de estrada pois o ritmo maior é sempre de manhã, então, por orientação do Marcelo, maneirei nas estradas e vi muitos guardas de motos, com radar tipo pistola, na mão e ainda bem que nenhum me pegou. O Panama é um pais que se nota a influência Americana por anos, nas suas estradas, cidades, Subway, McDonalds, placas de propaganda em inglês, etc, etc. Percebi que esse país ganha com a passagem de cargas e pessoas pois tem taxa pra tudo no Aeroporto (essa Floresta de Darien intransponível, pra eles, é ótimo), tem pedágios, inclusive pra motos, que não paguei desde que saí do sudeste do Brasil e tem o famoso Canal do Panama que é com certeza a maior receita do país, fazendo a travessia de barcos e navios de tudo que é tamanho, do Atlântico ao Pacífico e vice versa!!!

Do Aeroporto a capital que é meio longinho foi tudo tranquilo mas depois que caí num bairro que não me lembro o nome, dei 5 voltas e não conseguia sair de lá mesmo sabendo pra onde ir e o pior, lotado com taxis e muitas pessoas aí achei uma placa de "corredor norte", só que resolvi esfriar a cabeça (aqui é calor demaaais) numa Select num posto Shell, comendo e bebendo algo pois era hora do almoço. Estava saindo e chegou um cara numa V-Strom 650 e fomos conversar ficando sabendo que se tratava do Alex, um suíço gente-boa que mora no Panama há 4 anos e fala um espanhol perfeito (quem sou eu pra definir se é ou não perfeito...ehehehe) e conversamos bastante, sendo que, depois de abastecer a moto, ele me levou pra tirar a foto do "Puente de La América" que é a ponte antiga que atravessa o famoso canal. Foi muito atencioso e queria me levar pra tudo que é lugar pra tirar fotos, inclusive nas eclusas do canal mas falei que estava apressado pois precisava ganhar estrada pra antecipar a viagem e me fui, e....vou falar pra vocês que fazia teeeeempo que não via uma chuva como peguei hoje (e foi a primeira, de verdade, na viagem)...foooorte demais...e foram 3 chuvas separadas, entre elas tendo que tirar a capa pois estava derretendo de calor...na terceira, resolvi parar mais cedo em um hotelzinho melhor que tinha visto ao passar por Santiago...ao olhar o horizonte cinza, com raios e metendo medo, dei meia volta de uns 5 kilometros e me hospedei aqui onde estou...já faz 3 horas que cheguei e a chuva não parou até agora, com a mesma intensidade!!!

"Almoço" Panamenho


Adriano, Belgo-Brasileiro com Alex, o Suiço-Panamenho


Taí o Canal do Panama e sua ponte antiga, Las Américas

Bom, tô comendo Pizza de Peperoni do Domino's e hoje já me alonguei demais porém alguns que estão pedindo pra eu escrever mais no Blog ficarão felizes...amanhã vou TENTAR atravessar a Costa Rica inteira e dormir na Nicarágua ou na divisa dos dois país pro lado da Costa Rica que dizem ser mais seguro...vamos ver!!! Abrax a todos!!!

27 comentários:

  1. Barrett says:

    Adriano, América Central! Outro dia era o Marcelo por aí... rsrsss Outra coisa, quando se referiu ao Comte. Carlos do VOLTANTE, era manche?

    Abraço e boa viagem!

  1. eugenio says:

    E isso ai Adriano!!Ja começa agora uma nova etapa!!!Segue a tocada e ja vai se preparando pois a pimenta vai começar a ficar mais picante assim como a estrada eheheheh!!Boa viagem e que Deus ilumine seu caminho!!!Abração!!!

  1. Adriano says:

    Já arrumei Barret, valeeeew!!!

  1. Beleeeza heim Adriano. Tirou alguma foto do canal do Panamá?

  1. Adriano says:

    Evandro...tu é cego merrrrmão???

  1. Vc vem pra festa do Daniel no sábado?

  1. Skybolt says:

    Pô cara,

    Parece que ta começando a fase mais interessante da viagem.
    Tô colado na garupa.
    Te cuida...

    Abç...

  1. Porra de avião véio que vc pegou! Isso é uma sucata voadora !!! kkkkkkkkkkk

  1. kkkkkkkk ! Agora que eu vi o almoço !! Um litro de V8 e um pacote de Ruffles !!! Puta banquete !!! Digno do vôo primeira classe que vai pegar em seguida !!! uhauhauhauhauha Eu me divirto com as aventuras dos meus amigos "doido" !!! kkkkk

  1. O cavalo era o unico sensato que tava com medo de viajar naquilo, o resto é tudo maluko !!! kkkk

  1. Adriano says:

    Wado, quase que eu perguntei pros caras ontem qual seria a opção pra jantar...acho q nem serve aquela piada..."sim ou não", pq seria NÃO...tem que saber lidar com esses "caminhoneiros do ar" kkkkkkkkk

    Depois q o avião pousou e taxiou, parando,e abrindo a porta, botei uma PUTA FÉ nele!!! kkkkkkkk

  1. Ei Adriano, vc está com a camiseta do Guajará MotoClube q o Rômulo fez pra vc! E o nosso amigo polaco está aí no desenho! heheheheheheheheheheheheheheheheheheheh

    Abração!

  1. Adriano says:

    Ozzy, vc não tem noção de como ela chegou preta e molhada aqui...mas essa não vai pro lixo não...se juntará as outras q o Rômulo me deu (no saco de roupa suja) e logo eu as lavo!!! ahahaha

  1. tempestades de verão por aí são intensas, tempo feio é melhor parar mesmo, vai que chega uma "senhora" ou "um senhor"!!
    fiz uma pesquisa aqui e descobrir que furacões e tempestades acontecem dos meses de maio a setembro, então fica esperto...
    continue essa aventura aí que a gente acompanha daqui..
    grande abçs

  1. Eta noise! Num me faz medo não .....

  1. Adriano says:

    Waldezão pode se agarrar aí com todas suas crenças pois são elas que seguram aquele treco no ar!!! kkkkkkk

  1. Luiz says:

    Adriano,
    Já trocou o óleo da Kate! Rsrsrsrs
    Bela viagem
    Abração
    Bastiani

  1. Ge says:

    Ainda bem que vc tá se alimentando super bem pra encarar a trip, hahaha!!!

  1. Chico says:

    Vamo que Vamo Adriano!!
    Forte abraço!
    Chico Novak

  1. Adriano says:

    Galera...tô bem...hj dei um susto no meu pai...to jantando no hotel e logo posto o blog, explicando!!!

  1. Opa ! Estamos no aguardo !! abs

  1. Nao so no teu pai kct , avisa que ta ok !
    Continuo na garupa .
    Vai com calma .

  1. Blza, Adriano!

    Uma nova etapa se inicia, manda bala!

    Grande abraço

  1. Adriano , que bom que não perdeu o final de semana com este incidente. Na foto de adesivos o nosso esta lá quase invisível, voce encontrará outro em Deadhorse.
    Acelere, ja estamos retornando
    Abraços
    Walter e Ula

  1. Sinucão says:

    Vai Irmão segue com Deus , boa Sorte.
    Mais que o Sr é louco isso è......