Dia 17 - De Santiago-PANAMA a Ciudad Neily-COSTA RICA - 274 kms

Posted: sexta-feira, 17 de junho de 2011 by Adriano in
15

Desculpem a hora gente!!! Hoje o dia foi uma PIADA...de mal gosto!!! Mas agora, sentado pra jantar eu comecei a sorrir e ver o quanto sou abençoado por Deus e pelos pensamentos de todos vocês...sei que (sempre) tem uns 2 ou 3 que torcem contra mas a força das "vibes" da maioria ganha de lavada dos invejosos e pessimistas!!!

Vou tentar explicar o mais fielmente possível pois foi trágico, deu medo, deu fome, sede, calor e depois começou a ficar engraçado com um "UFA" gigantesco ao chegar no quarto do hotel!!! Pedi pra me acordarem as 6:00 pois já perdi o relógio/termômetro pelo caminho e acabei acordando sozinho 10 pras 6 e a laaaaza da recepção só me toca o telefone as 6:20 hs. Já começou beeem!!! Tomei banho, arrumei as coisas e fui sair 7:30, ou seja, tarde, pra quem quer rodar bastante, mas tranquilo pois na parte da manhã dava pra andar um pouquinho mais forte do que o limite de 90 que é por aqui. Lá pelas 9 hs. passo em um complexo que tem de tudo, policia civil, militar, antinarcóticos, aduana, pai, filho, espirito santo e amém...e óbvio que me pararam pois eles não podem ver motos carregadas que adoram. Até aí estava tranquilão, pediram passaporte e eu entreguei, "papeles" da moto e tudo bem até que vi a cara do agente José Carlos falando que estava "malo", "malo" e que faltava o "papel blanco", selo no passaporte e documento de fumigación e eu perguntei que papel era esse pois não haviam me dado nada lá em Tocumén além daquele 4 papéis grampeados e todos carimbados que pra mim era o que precisava mas é claaaro que não...depois descobri que não fiz a importação temporária da moto, não tinha o seguro e não tinha o papel da fumigación, apesar de tê-la feito e pago 5 dólares prum moleque de uns 16 anos que disse que não tinha documento. Ou seja, ferrou!!!


O agente estava apenas fazendo seu trabalho, entendo isso e eu tentando cooperar aí ele mandou desmontar TODA a carga da moto pra inspecionar e começou a me perguntar se isso ou aquilo "valia plata" aí meu sangue já começou a ferver e respondi que não sabia pois foi a revista que me deu pra trabalhar e a essa altura ele já sabia que eu era repórter. Não teve acordo, pegou as chaves da moto e fez uns papéis e mandou eu esperar...e esperei hein, umas 6 horas....só que hoje é Sexta e se não resolvesse até as 5, só na Segunda...imaginem eu perder 4 dias de viagem, ou seja de Sexta a Segunda...fora isso, havia apertado o botão de ajuda do SPOT que serve pra avisar que "estou precisando de ajuda mas está tudo sendo resolvido e devo demorar um pouco pra entrar em contato"...aí me arrependi pois imaginei o desespero do pessoal no Brasil...o agente me emprestou o celular, liguei pro meu pai no Brasil, falei um minuto e pedi pra ele me retornar a ligação e aí o tranquilizei...tudo muito complicado, emoções a mil, até achando que os caras poderiam dar um fim em mim com aquele matagal todo em volta!!!


Comecei a desesperar com a hora até que umas 15:15 hs. chegou o carro com Maurício Cargil, da Autoridade de Aduanas, um baixinho com cara de bravo mas com o aperto de mão que ele me deu, já percebi que ali tinha uma boa pessoa...me falou que deixaria eu ir com a moto, 90 kms atrás deles, pra não ter que colocar na caçamba da Frontier mas que eu não fugisse senão ele colocava a polícia do país inteiro atrás de mim e obviamente eu falei pra ele ficar despreocupado. No meio do caminho ainda dei sinal de luz pra eles pra arrumar a carga que estava caindo já que foi mal colocada depois da inspeção toda!!!

Chegamos em David (viu Karina...eheheh), a capital dessa província e parei a moto lá no fundo do páteo e já eram 16:30 de Sexta e eles sairiam as 17:00 quando o Mauricio mandou eu falar com o Martinez e ele já tava comendo biscoito no páteo lá fora e disse que só Segunda...faltou só eu ajoelhar nos pés dele pra pedir e mesmo assim não tava resolvendo, até que eu falei que eu não estava vendo boa vontade nenhuma dos Panamenhos com os turistas, aí a expressão dele mudou e me chamou lá pra dentro...ou ele iria resolver ou eu ia tomar um cacete...eheheheh...Ligou pro chefe, depois me colocou ao telefone com uma chefa e liberaram, inclusive da multa de 250 dólares...obrigado meus amigos (dei adesivo e eles vão ler por aqui...eheheh)...vi que ali tinha sim uma boa vontade e que entenderam que os errados foram mesmos os agentes de aduana lá de Tocumén. Me ensinaram a saída até a Panamericana e eu saí felizão, já passando o filme do dia na minha cabeça e decidido em fazer as duas aduanas ali mesmo no fim da tarde. Rodei uns 30 kms até a fronteira e chegeui no meio de um monte de caminhões já sendo atendido pelo Eliseo que me mandou encostar numa vaguinha boa que tinha por lá. Já me pediu pra agilizar o tal do "papel blanco" e eu falei pra ele que acabara de sair de uma reunião com o Maurício e o Martinez e que eles haviam avisado que eu sairia do Panama, sem os papéis e ele foi lá dentro averiguar...voltou sorrindo e falou que estava tudo em ordem e era só passar na aduana com meu passaporte, fazer a migração e me mandar...abre-se a bolsa e...cadê o passaporte brasileiro??????? Na mesa do Martinez, escritório trancado até Segunda e 30 kms lá pra trás...ahhhhhhh, dia maldito, tanto que o Eliseo já me disse que eu estava com uma nuvem negra na cabeça e que eu levantei com o pé esquerdo e buscando na memória, não é que foi mesmo??? Bom, tem que resolver, como fazer então??? Antes de sair de David, ouvi o Martinez comentar que iria a fronteira comprar perfumes e convidou o Mauricio então sabia que eles estavam vindo e esperaria com eles, retornando a David pra pegar o passaporte e fazer a aduana no Sábado de manhã...encontrei e fiquei de voltar com eles mas eles pediram pra um agente trazer o documento e me entregar na fronteira...de carrascos, a Aduana do Panama virou salvadora!!! Agradeço novamente...

Fiz a saída do Panama, passei uma hora rodando com um rapaz de 17 anos chamado Antony, falando em inglês com ele, pois ele prefere, me levou em tudo que deveria ser feito na "Costa Rica Customs", colei um adesivo na janela e vi e fotografei os adesivos do amigo Renato Lopes que é um Gaudério do Asfalto e passou há pouco por lá!!! Falando em amigos, hoje conheci o Marcelo Leite e a esposa que estão iniciando uma volta ao mundo com uma BMW 1200 e estavam juntos com um equatoriano que está indo ao Alaska, se não me engano, Julio (corrija-me se errei) que está numa KTM 535 mais aficionado do que eu pois tinha tuuuudo da marca!!! (http://www.dwq.com.br/). Pessoal muito legal comigo tentando ajudar e me pedindo calma no trato com os agentes...valew gente e espero encontrá-los novamente!!!


O que aprendi com o dia de hoje??? Que nada acontece por acaso...acredito que o Sr. José Carlos me tirou da estrada por algum motivo e isso poderia ser um acidente por exemplo...era pra ter acontecido EXATAMENTE dessa forma e a partir de hoje, irei tomar muito mais cuidado e me certificar se tenho todos os papéis em mãos para não ter problemas na rodovia e na saída de cada país!!! Amanhã, prometo que vou rodar, se os hómi deixarem...kkkkkkkkkkk

15 comentários:

  1. Eh Adriano , a rapadura eh doce mas nao eh mole.
    Depois de um susto desse com certeza vc teve que jogar a cueca fora !!!
    To na sua traseira .
    Boa viagem

  1. Olá, meu amigo! Q sufoco! Olha, pelo que tenho percebido, é claro que vc é um motociclista experiente, e tal. Mas essa questão burocrática tá pegando vc! precisa ter mais atenção! Como é q vc não viu q não tinha feito a importanção temporária da moto? Cara, presta a atenção, documento agente confere mais de uma vez antes de sair. E no seu caso, é cada saída. Faça uma espécie de LISTA e vai conferindo a cada aduana ou saída. O que não pode é vc ficar na mão desses caras. Veja exatamente quais documentos vc precisa ter em casa momento, coloque na lista...e confira tudo, sempre!. Mesmo que isso te custe até um dia de viagem, mas não dá pra isso acontecer. Pq mesmo q um funcionário incopetente te diga q está "tudo ok" vc não pode confiar.
    É bronca? é sim, e daí? pega eu!

    Pense nisso, pois é importante pro andamento da tua viagem, vc não vai poder colocar a culpa num funcionário se vc não confere os teus documentos!

    Abraxx e vamo q vamo! só não fica bravo, ok! é so preocupação.

  1. Adriano says:

    Ozzy, vc tem razão mas eu sou meio desligado mesmo...vc viu a do passaporte??? O cara não me devolve e eu nem conferi!!! E pra isso eu tenho uma pasta só de documentos pra não acontecer isso, eles saem e entram SÓ ali, só q como dessa vez estou sozinho, fico preocupado com a moto, com as coisas em cima dela, etc, etc e isso me tira um pouco a atenção!!! Vou melhorar, vcs vão ver, pois tenho ainda uma pá de Aduanas pela frente

    LC, deixa eu voltar q vou eu na sua traseira!!! kkkkkkkkkk

  1. OK, meu amigo! a do passaporte foi por conta do transtorno mesmo. Mas veja essa questão da lista de documentos. Eu imagino como deve ser foda ter q fazer tudo isso sozinho. É por isso q quando eu for, não vou só....Levo a patroa, no mínimo.

    Abraxx e como dis o LC, estamos na sua traseira! huhuhuhuhu

  1. Vc nao apertou uma , mas sim tres vezes o botao do spot em menos de uma hora !! Com a msg que precisava de ajuda , mas estava resolvendo !!
    O susto nao foi so teu !
    Ainda bem que tua traseira eh grande , pois eu ,Ozzy e muita gente ta nela ! Huhuhuhuhuhu!!!

  1. Barrett says:

    Adriano, fica esperto aí com essas aduanas apimentadas... são muitas, se todas forem iguais à primeira... só vai ter sossego nos USA...
    Boa viagem! Keselaska!

  1. Adriano says:

    Não apertei o botão do Spot...acho que enquanto eu deixo ligado ele fica enviando!!! Espero não precisar mais usar!!! Tô saindo mais tarde pois hoje apaguei...a noite falamos!!! Abrax

  1. Henrique says:

    Fala KBEÇA!!!!
    Que perrengue c passou hein!?
    Aposto que deu saudades do Ratão não deu? rs...
    Piadas a parte, eu e todo o povo do Suíço estamos torcendo por vc!
    O Zé mandou o link do seu spot pra gente.
    'vá com Dios Kbeça' ...mas volta pra gente fazer um churras e vc contar suas aventuras!
    Abraço do Ratão!!!

  1. Não saia de casa sem o Felipe. É só o que posso dizer. hahahahaha

  1. eugenio says:

    Concordo com o Ozzy!!Faça uma listinha ai você consegue controlar melhor essa situação na aduana!!Ainda bem que foi tudo resolvido,conversando e sempre a melhor saída
    Boa viagem Adriano!!Estamos acompanhando!!

  1. Puxa vida.... o que falar de um dia assim em Adriano!
    É rezar pra não ter que passar por isso de novo.
    Tamo na estrada com vc, e que Deus esteja sempre do seu lado.

  1. Adriano, que bom que ao final tudo deu certo !!! Sorte grande ! Nós paramos em Boca Grande lugar maravilhoso perto de San Isidro. Mais a frente talvez nos encontraremos.
    Abraços,
    Marcelo Leite, Beth e Julio

  1. Outra coisa Adriano...
    Vê se pára de perder as coisas, senão vai chegar no EUA de Biz.
    Tem que ser muito metódico com tudo, guardar sempre as coisas nos mesmos lugares, uma coisa (como o passaporte) pode comprometer a viagem toda.
    Estou repassando os dados do blog para o fórum dos Tornadeiros...
    http://forum.tornadeiros.com.br/viewtopic.php?f=3&t=9609
    Abração. ;-)

  1. Skybolt says:

    É isso ai mano véio. Cala e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Te cuida que to na garupa.
    Abraço...

  1. Aê irmão...só vi seu post hoje. Fica calmo irmão, nessas horas só resta a nossa calma e simpatia brasileira pra conseguir resolver as coisas. Estressar com os caras pode te dar problema.
    Estamos por aqui, se precisar.
    PS. Não recebi aviso do SPOT...vc cadastrou meu e-mail pra isso ??
    Abs
    F.